O governador Tarcísio de Freitas, filiado ao partido Republicano, fez uma brincadeira com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, durante a cerimônia de comemoração dos cem anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (6), reuniu diversas autoridades, incluindo ex-governadores de São Paulo e ministros do STF.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez uma brincadeira com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, considerado inimigo pelo bolsonarismo, durante a cerimônia de comemoração dos cem anos do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).… pic.twitter.com/rHXNtSzsMu
— Folha de S.Paulo (@folha) May 6, 2024
Moraes proferiu um discurso antes de Tarcísio e declarou: “Parabéns ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e que sejam os primeiros cem anos que nós iremos comemorar aqui”.
Em seguida, Tarcísio também parabenizou o TCE e, com um sorriso, brincou com Moraes: “E que venham os próximos cem anos. Eu não vou estar aqui, mas o ministro Alexandre disse que estaria nos próximos cem anos. Enfim, parabéns para vocês, muitas felicidades”.
Apesar das tensões entre Jair Bolsonaro e Moraes, a relação entre o ministro e Tarcísio, considerado o herdeiro do bolsonarismo para 2026, é boa.
Tarcísio, por exemplo, afirmou ter ouvido Moraes e outros ministros do STF ao escolher, no mês passado, o novo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.
Em dezembro de 2022, antes de tomar posse, Tarcísio causou desconforto entre bolsonaristas ao ser fotografado rindo com Moraes durante a posse de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília.