25/03/2024REUTERS/Amanda Perobelli
O ex-presidente Jair Bolsonaro está programado para ser transferido para um hospital em Brasília nesta segunda-feira (6), conforme anunciado por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, em suas redes sociais. Eduardo agradeceu a logística realizada por Fabio Wajngarten e expressou gratidão a todos que se preocupam e oram pelo seu pai.
No domingo (5), Bolsonaro foi hospitalizado no Hospital Santa Júlia, em Manaus, devido a um quadro de erisipela, uma infecção bacteriana na pele. Ele já havia visitado o mesmo hospital um dia antes, mas não precisou ser internado naquela ocasião.
Durante um evento no sábado (4), Bolsonaro discursou ao lado de seus apoiadores com o braço enfaixado. Ele mencionou que a erisipela é comum quando a imunidade do corpo está baixa, e expressou gratidão ao Amazonas ao deixar o hospital no sábado.
A erisipela é tratada com antibióticos, e os sinais de melhora costumam aparecer dentro de 48 horas após o início do tratamento, dependendo da gravidade do quadro. Este não é o primeiro episódio de erisipela enfrentado pelo ex-presidente, pois em novembro de 2022, ainda no cargo, ele cancelou algumas agendas devido ao mesmo problema de saúde. Na ocasião, o então vice-presidente, Hamilton Mourão, mencionou que a doença estava impedindo Bolsonaro de vestir calças.