A partir de segunda-feira (6), as agências dos Correios em São Paulo, Paraná e parte do Rio Grande do Sul começarão a receber doações destinadas às vítimas das intensas chuvas no estado gaúcho. As chuvas resultaram em mortes, desabrigados, feridos, desaparecidos e danos significativos à infraestrutura local. Os Correios se comprometeram a transportar as doações gratuitamente, sem custos para os doadores.
Segundo informações da Agência Brasil, a Defesa Civil estadual, que é parceira dos Correios nesta iniciativa, informou que atualmente são necessárias doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e roupas. Os Correios também doarão itens que não foram entregues nem reclamados pelos destinatários ou remetentes após 90 dias, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, os desabrigados receberão roupas e utensílios domésticos.
Em Santa Maria, os Correios disponibilizaram caminhões e funcionários para ajudar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que a empresa pública está cumprindo seu dever de ajudar a enfrentar a crise no Rio Grande do Sul, colocando sua estrutura logística à disposição da população.
No Rio Grande do Sul, as doações podem ser feitas nas agências centrais de 39 municípios. Até sexta-feira (3), de um total de 400 agências dos Correios no estado, 86 estavam inoperantes devido a inundações causadas pelas fortes chuvas. Uma equipe multidisciplinar está trabalhando para normalizar os serviços nessas unidades.
Os clientes podem obter informações sobre o funcionamento das agências por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 0800 725 0100, de segunda à sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h.