Foto: Reprodução.
Natalya Anderle, Miss Brasil Universo 2008, que estava desaparecida após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, foi encontrada. Natalya, que está grávida de sete meses, deixou os amigos e família sem notícias desde a última terça-feira (30). Ela foi até a cidade de Encantado para visitar os parentes. As informações são da Itatiaia.
Na manhã deste sábado (4), uma fonte da Itatiaia disse que Natalya está bem. “A filha de um vizinho entrou em contato comigo e disse que a família se abrigou na casa dele. Mas está todo mundo sem contato. A Defesa Civil tentará fazer o resgate”, informou. Outro amigo publicou que o local está sem energia e a situação é “caótica”.
O temporal já causou 50 mortes até a manhã deste sábado (4). Boletim divulgado pela Defesa Civil no início da noite desta sexta-feira (3) constava 39. Contudo, outros 11 foram confirmadas pela reportagem junto à Brigada Militar (BM) e ao Corpo de Bombeiros. A Itatiaia tenta contato com a Defesa Civil do RS e com a prefeitura de Encantado e aguarda um posicionamento sobre Natalya.
No início da semana, a Miss Brasil 2008 compartilhou um post pedindo ajuda para localizar uma cadela perdida na enchente: “Cadela da raça German Pointer desaparecida na enchente. Se alguém tiver notícias, por favor, entrar em contato”, disse.
“Preciso de ajuda de todos os amigos e do mundo Miss, pois nossa amiga e maravilhosa Miss Brasil 2008 está desaparecida sem contato há três dias. Ela está grávida de sete meses e veio para Encantado visitar a família. Quem tiver notícias, por favor, pode me chamar”, compartilharam os amigos nas redes sociais. “Vamos orar para que ela esteja bem”, complementou a postagem.
Na noite dessa sexta-feira (3), ao UOL, Bruna Felisberto, disse que ela mora nos Estados Unidos e veio visitar a família. “Ela mora nos EUA e veio para Roca Sales e Encantado para visitar a família e ter o filho aqui no Brasil. Desde essas chuvas o marido tem se comunicado com eles e há três dias atrás foi a última vez que ele conseguiu contato”, disse.
Ela ainda relatou que a Miss e a família tentaram deixar a cidade. “A ponte, acho que estava inundada ou tinha sido destruída, estava interditada, eles não conseguiram sair da cidade. Voltaram para a fazenda, que estava alagada e tinham morrido os animais, inclusive. Já tinha entrado água no primeiro andar da casa. Eles estavam isolados no segundo andar”, relatou ao UOL.
Tempestade no RS
As regiões mais afetadas pelas chuvas no RS são: Central, Vale do Rio Pardo, Metropolitana, Serra Gaúcha e Vale do Taquari. Mais de 500 mil pessoas estão sem água e há mais de 292 pontos sem luz.
O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública na quarta-feira (1º), e o governador Eduardo Leite afirmou que esse será “o maior desastre da história do Rio Grande do Sul”.
A Marinha do Brasil enviou equipes, embarcações, aeronaves e viaturas para ajudar no resgate. A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para resgatar vítimas em cidades isoladas por causa das interdições nas rodovias, como Candelária, por exemplo.