Foto: Reprodução/AFP/Palestinos inspecionam destroços no hospital Al Shifa após operação militar israelense.
Grupos armados em Gaza, incluindo um com ligações com Hamas, roubaram em abril cerca de 70 milhões de dólares do Banco da Palestina, informa o jornal francês Le Monde.
Os roubos ocorreram em várias agências espalhadas pelo enclave. Fundado em 1960, o Banco da Palestina é a principal instituição financeira de Gaza.
Em 16 de abril, funcionários do banco encontraram um buraco no teto de um dos cofres de uma agência. Apenas neste roubo os suspeitos conseguiram acessar caixas eletrônicos que continham o equivalente a 3 milhões de dólares em shekels israelenses.
No dia seguinte, grupos armados equipados com explosivos voltaram ao local, explodiram uma proteção de concreto e levaram mais de 30 milhões de dólares em diversas moedas de três cofres.
Dois dias depois, a maior filial de Gaza foi atacada por grupos que afirmaram responder às “mais altas autoridades de Gaza”, o que, segundo o jornal francês, significa o Hamas.
De acordo com o Le Monde, o Exército israelense se apropriou de “dezenas de milhões” para evitar que o dinheiro chegasse às mãos do Hamas.
Créditos: O Antagonista.