Foto: Reprodução.
Igrejas cristãs do Rio Grande do Sul estão mobilizando esforços para oferecer ajuda humanitária e espiritual às vítimas das enchentes que atingiram 265 cidades. Segundo a Defesa Civil gaúcha, divulgado nesta sexta-feira (3), já são 24 mil pessoas desalojadas, 8,1 mil encaminhadas para abrigos, mais de 351 mil afetadas, 74 feridas, 68 desaparecidas e 39 mortes confirmadas. As informações são do Pleno News.
A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) iniciou uma ação para auxiliar a população afetada, fornecendo alimentos, oferecendo serviços de lavanderia e prestando apoio psicossocial.
Chamada de Carreta Solidária, a iniciativa da ADRA disponibiliza um veículo estacionado em Novo Hamburgo para atender à região, podendo ser deslocado conforme a necessidade. A carreta tem capacidade para produzir 1,5 mil refeições diárias, além de lavar e secar 105 quilos de roupa por turno.
A Igreja Assembleia de Deus de Canoas também está promovendo uma campanha solidária, abrindo suas instalações para receber famílias desalojadas ou desabrigadas.
A Assembleia de Porto Alegre divulgou uma lista de doações urgentes que podem ser entregues tanto na capital quanto nas igrejas em Viamão e Cachoeirinha. A igreja está solicitando doações de alimentos não perecíveis, água, colchões, roupas de cama, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.
Enquanto isso, a Igreja Brasa está apoiando abrigos emergenciais em Porto Alegre, fornecendo lanches para os moradores que aguardam o retorno para suas casas após as águas baixarem.