Foto: Reprodução/Leandro Osório/Ato Press/Estadão Conteúdo.
Amilton Fontana (MDB), prefeito de Roca Sales, descreveu a cidade, situada no interior do Rio Grande do Sul, como “quase totalmente destruída”. Ele também mencionou que aproximadamente 15 pessoas estavam soterradas na cidade. As informações são da CNN.
Roca Sales, localizada no Vale do Taquari, é uma das cidades mais atingidas pelas tempestades. Em um comunicado oficial da prefeitura, Fontana solicita assistência para as vítimas.
“Roca Sales está em estado de caos. A cidade foi quase totalmente destruída novamente. Entre todas as inundações, esta foi a que mais devastou a cidade. Não conseguimos ir a lugar algum. Temos que nos locomover de barco. A situação é muito delicada e difícil. Temos uma grande dificuldade para acessar o interior. […] Temos cerca de 15 pessoas soterradas no interior, não sei se são 15 ou 16. Essa informação foi fornecida por vizinhos”, disse ele.
O prefeito de Roca Sales também mencionou que um gabinete de crise está sendo montado na cidade para atender a população. Inicialmente, Fontana enfatiza a necessidade de água, alimentos e socorro aéreo.
De acordo com o prefeito, o difícil acesso e a cheia do rio Taquari dificultam o resgate das vítimas.
Projeções A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas para que o Guaíba atinja a marca de 5 metros. Os principais rios do estado que transbordaram nos últimos dias, causando danos em cidades do interior, deságuam no lago. O mapa abaixo, elaborado pela Defesa Civil, mostra as áreas que devem ser atingidas com a marca de 5 metros.
Balanço no estado No início da noite desta sexta-feira (3), o Governo do Rio Grande do Sul confirmou que 39 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingem o estado até agora. As forças de segurança estão à procura de outros 68 desaparecidos.
De acordo com os dados da Defesa Civil do RS, 265 municípios foram atingidos pela chuva, mais da metade do estado gaúcho. Mais de 350 mil pessoas foram afetadas pela chuva.