O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) utilizou sua conta no Instagram nesta sexta-feira (3/5) para fazer uma ironia em relação à estratégia da pré-candidata à Prefeitura de São Paulo pelo PSB, deputada Tabata Amaral, e comparar o ex-governador José Serra (PSDB) a um idoso conhecido nacionalmente como “Tio Paulo”. Esse idoso ficou famoso após ser levado sem vida a uma agência bancária pela sobrinha, na tentativa de obter um empréstimo bancário no Rio de Janeiro.
Na postagem, Salles compartilhou uma foto de Tabata ao lado de Serra, que tem 82 anos, com a legenda: “Estratégia Tio Paulo”. Essa foto foi originalmente publicada pela deputada federal em fevereiro, durante um encontro com o ex-governador tucano, enquanto negociavam o apoio do PSDB à pré-candidatura de Tabata à prefeitura da capital paulista.
Foto: reprodução
A atitude de Salles gerou críticas em grupos bolsonaristas, que consideraram desrespeitosa a comparação com o idoso.
Vale lembrar que Ricardo Salles se lançou como pré-candidato à prefeitura de São Paulo duas vezes no ano passado, mas acabou desistindo em ambas as ocasiões. Em janeiro deste ano, ele afirmou que não concorreria contra um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que declarou apoio à reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Salles esperava obter a liberação do PL (Partido Liberal) pelo presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, para que pudesse se desfiliar do partido sem perder o mandato de deputado. Ele estava negociando a possibilidade de se candidatar a prefeito pelo PRD, partido resultante da fusão entre PTB e Patriota. No entanto, Valdemar não estava disposto a colaborar com a saída de Salles, pois acreditava que sua candidatura atrapalharia a campanha de Nunes, a quem ele apoia.