Na sexta-feira, 3 de maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o envio de 100 agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) para o Rio Grande do Sul. Além disso, serão deslocadas para o estado 25 caminhonetes, dois ônibus, um caminhão e três botes de resgate. Essa medida faz parte das ações de auxílio às vítimas das enchentes na região.
No início da tarde, Lewandowski comunicou ao governador Eduardo Leite (PSDB), por telefone, sobre o envio dos agentes. Essa tropa federal se unirá aos agentes da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que já estão atuando na região desde as primeiras horas da tragédia.
Até o momento, 36 policiais federais estão diretamente envolvidos nos trabalhos. Três embarcações da Superintendência da PF no Rio Grande do Sul estão operando na região.
A PRF mobilizou 75 agentes para as operações de salvamento e resgate das pessoas afetadas pelas enchentes, além de sete especialistas em resgate. Três aeronaves da PRF estão em ação, sendo que uma delas já está em Porto Alegre, e 20 viaturas estão prestando suporte.
O estado registrou um total de 37 mortes devido às chuvas que atingem a região desde segunda-feira, 29 de abril. Nos 235 municípios afetados pelas inundações, mais de 300 mil pessoas enfrentam algum tipo de consequência devido à tempestade.
Atualmente, 7,9 mil pessoas estão em abrigos e 23,5 mil estão desalojadas. O número de desaparecidos também aumentou. De acordo com a Defesa Civil, 74 pessoas estão desaparecidas.