O governo federal optou por adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que estavam originalmente agendadas para o próximo domingo, dia 5. Uma nova data ainda não foi definida.
Essa decisão foi tomada em virtude das fortes chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, causando alagamentos em cidades, destruição de moradias e resultando em pelo menos 37 mortes até o momento.
Na quinta-feira, o Ministério da Gestão havia informado que a prova seria mantida no domingo, inclusive no Rio Grande do Sul.
Entretanto, o governo continuou suas discussões internas para encontrar uma ‘saída jurídica’ que evitasse prejuízos aos candidatos que fariam as provas nas cidades gaúchas.
O CNU, também conhecido como o ‘Enem dos Concursos’, centraliza em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos em diferentes órgãos do governo federal. Essa é a primeira vez que tal formato é adotado.
Nessa estreia, estão em disputa 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos. Os candidatos têm a oportunidade de concorrer a várias dessas vagas pagando apenas uma taxa de inscrição.