Foto: Reprodução/ Canal Gov
“Eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula (…) tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo”, discursou Lula no ato pelo Dia do Trabalhador em São Paulo. Pode isso, TSE? https://t.co/FtOx0YDdBw pic.twitter.com/vEaI6u292q
— O Antagonista (@o_antagonista) May 1, 2024
Durante o evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, o presidente Lula (à direita na foto) fez um apelo direto ao eleitorado em favor do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP, à esquerda na foto), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo.
De acordo com a lei eleitoral 9.504, os candidatos ou seus apoiadores podem realizar atividades de pré-campanha, porém é explicitamente proibido fazer pedido direto de votos para um determinado candidato. Especialistas eleitorais consultados por O Antagonista alertaram que esse tipo de conduta pode configurar crime eleitoral, inclusive resultando na perda de mandato, caso Boulos seja eleito.
Ao elogiar Boulos, Lula afirmou que o pré-candidato enfrentaria oposição em todos os níveis de governo, federal, estadual e municipal. Em seguida, o líder petista solicitou explicitamente votos para seu aliado.
“Eu quero falar sobre esse companheiro aqui: esse rapaz [Boulos], essa jovem promessa, está travando uma verdadeira batalha aqui em São Paulo. Ele está lutando contra nosso adversário nacional, enfrentando nosso adversário estadual e desafiando nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três oponentes. Esse jovem não será derrotado se vocês votarem em Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições.”