Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reiterou suas acusações de que seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), tentou promover um golpe de Estado no país. Ele fez esses comentários durante uma entrevista a jornalistas japoneses na manhã desta terça-feira (30/4).
Durante a conversa, Lula alegou que Bolsonaro “distribuiu dinheiro” na tentativa de permanecer no cargo. Ele também sugeriu a participação do ex-presidente nos eventos de 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes.
“Meu adversário, em 2 anos, gastou 60 bilhões de dólares em isenções e desonerações, distribuindo dinheiro para tentar se manter no poder. E perdeu as eleições porque a maioria do povo queria democracia. Esse cidadão tentou dar um golpe neste país em 8 de janeiro. E nós derrotamos o golpe”, afirmou Lula.
Na próxima sexta-feira (3/5), o presidente receberá o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto. Durante o encontro, eles devem discutir as relações bilaterais entre os países e assinar um acordo de cooperação na área ambiental.