foto: Divulgação
Elbit Systems fornecerá 36 veículos blindados para artilharia; aliados do governo fazem pressão para frear contratação
Na segunda-feira, 29 de abril de 2024, o Exército Brasileiro fez um anúncio interno sobre a escolha do grupo israelense Elbit Systems como vencedor de uma licitação importante. O contrato envolve o fornecimento de 36 viaturas obuseiras de 155mm, que são veículos equipados com canhões de longo alcance.
De acordo com informações levantadas pelo Poder360, o contrato pode atingir o valor de 1 bilhão de reais. Há movimentações por parte de membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e seus aliados para interromper o avanço do contrato. Espera-se que o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, discuta a questão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos dias que se seguem.
O pacote do contrato inclui a aquisição de equipamentos, serviços de manutenção, fiscalização e treinamento para o pessoal. Está prevista a chegada dos dois primeiros veículos até o ano de 2025 para realização de testes. Caso sejam aprovados, será firmado um contrato para a entrega dos 34 sistemas restantes, com previsão de conclusão até 2034.
Além da empresa israelense, outras companhias internacionais também participaram da licitação, incluindo representantes da França, China e Eslováquia. A seleção da Elbit foi baseada em critérios técnicos, considerando aspectos como o alcance dos equipamentos, a facilidade na substituição de peças, a presença da empresa no Brasil e o custo.
Essa aquisição é parte integrante do programa “Forças Blindadas” do Exército Brasileiro, que passou por uma reformulação no início de 2024 para se alinhar ao novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Os recursos desse programa serão utilizados para financiar parte da compra.
Para complementar o financiamento, o Comando do Exército planeja usar os fundos obtidos com a venda de uma propriedade, o Pátio Ferroviário de Brasília. Esses recursos têm sido empregados pelo Exército em diversas finalidades, como obras, construções e aquisição de novos equipamentos.