A candidata à Presidência dos EUA pelo Partido Verde, Jill Stein, foi detida no sábado (27) durante um protesto pró-palestino na Universidade de Washington, em St. Louis. O porta-voz de sua campanha afirmou que, até o momento, não há conhecimento de nenhuma acusação contra ela.
Filistin'e destek eylemi için Washington Üniversitesi'ne giden başkan adayı Jill Stein de ters kelepçe ile gözaltına alındı.
— 0LİVİA 🇹🇷 (@Avicenna_Razi) April 29, 2024
Dünyanın akıl ve vicdan sahibi insanlarını kelepçeleyerek susturamayacaksınız ! #FreePalestine | #KassamTugayları | Yahudiler | Türkiye'ye 6,3 | pic.twitter.com/9hcJh615C1
Stein participava do protesto em apoio aos estudantes que haviam montado um acampamento e declarado que não sairiam até que a Universidade de Washington rompesse laços com a Boeing e boicotasse as instituições acadêmicas israelenses, entre outras demandas.
David Schwab, diretor de comunicações da campanha “Jill Stein for President”, relatou que a candidata tentou acalmar a situação entre manifestantes e policiais no sábado à tarde, mas a polícia não foi receptiva e começou a prender os manifestantes imediatamente.
Além de Stein, o gerente e o vice-diretor de campanha também foram detidos.