O rei Charles III, de 75 anos, enfrenta um desafio de saúde significativo, conforme relatado pelo portal britânico The Daily Beast. O monarca está lutando contra o câncer, uma condição revelada pelo Palácio de Buckingham em fevereiro. Charles III assumiu a Coroa britânica em setembro de 2022.
Uma fonte próxima à família real expressou preocupação com a saúde do rei Charles, o que acendeu um sinal de alerta no Palácio de Buckingham. Segundo informações do portal NSC Total, as dificuldades de saúde enfrentadas pelo rei levaram à atualização dos planos para seu funeral, um documento extenso com centenas de páginas.
O documento, intitulado “Operação Ponte Menai”, detalha os planos para o funeral do rei. A Ponte Menai é uma estrutura que conecta a ilha de Anglesey ao continente inglês. O The Daily Beast procurou oficiais militares britânicos para comentar.
Os oficiais confirmaram as atualizações no dossiê da Operação Ponte Menai, mas enfatizaram que isso é um procedimento padrão. Eles destacaram que “seria absurdo inferir qualquer coisa a partir disso”. Tentativas de contato com a equipe do rei Charles pelo portal não foram bem-sucedidas.
O Palácio de Buckingham anunciou na sexta-feira (26) que o rei retomará suas atividades públicas na próxima semana. No mesmo dia, a equipe médica do rei elogiou o “progresso” de Charles em seu tratamento contra o câncer e afirmou que incentivou o rei a retomar sua agenda pública.
No entanto, o Palácio de Buckingham afirmou que ainda é muito cedo para determinar a duração do tratamento.
O rei retomará suas atividades públicas com uma visita a um centro de tratamento de câncer na terça-feira (30), de acordo com um comunicado do palácio. Desde o início de fevereiro, o monarca tem se mantido afastado das atividades públicas. Foi neste mês que o Palácio de Buckingham anunciou que um tipo de câncer foi detectado no rei após uma cirurgia de próstata. O rei continua a exercer funções privadas, incluindo despachos oficiais e reuniões com autoridades.
“A visita ao centro de tratamento de câncer na terça-feira será a primeira de uma série de compromissos externos que Sua Majestade realizará nas próximas semanas”, diz o comunicado do palácio.
“À medida que se aproxima o primeiro aniversário da coroação (em maio), Suas Majestades permanecem profundamente gratas pelas muitas gentilezas e bons votos que receberam de todo o mundo durante as alegrias e desafios do ano passado”, disse a nota.
Além da visita ao centro de tratamento de câncer, o rei Charles III deve receber o imperador do Japão, Nahurito, que deve visitar o Reino Unido em junho.
Junto ao comunicado, o palácio divulgou uma foto do rei e de sua esposa, a rainha consorte Camilla, durante uma caminhada nos jardins do Palácio de Buckingham, no início de abril.