Neste sábado (27), o Inmet lançou um alerta de perigo para seis estados brasileiros, prevendo uma onda de calor que pode persistir até a próxima quarta-feira, 1º de maio. A previsão é de que as temperaturas possam ultrapassar a média em 5ºC durante um período de três a cinco dias.
Os estados em questão são Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. De acordo com informações da CNN Brasil, a situação mais crítica é a do Mato Grosso do Sul, onde quase todo o território, exceto algumas cidades na fronteira com o Paraguai, enfrentará altas temperaturas.
Em São Paulo, o alerta se aplica às regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Piracicaba e Assis. No Paraná, as regiões de Londrina, Umuarama, Campo Mourão, Goioerê e Andirá estão sob aviso. Em Mato Grosso, a metade sul do estado, incluindo Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis, poderá ser afetada.
Em Minas Gerais, a onda de calor afetará apenas o Triângulo Mineiro e o Alto Parnaíba, e em Goiás, apenas o sul do estado.
O Inmet alerta que as temperaturas nessas regiões estarão 5ºC acima da média, representando um risco à saúde. Em caso de emergência devido ao calor extremo, o instituto aconselha a entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.