Na sexta-feira, 26 de abril de 2024, a primeira-dama Janja Lula da Silva realizou o batismo do novo avião da Embraer, agora nas mãos da Azul. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), entre outros.
Segundo informações do Poder 360, a cerimônia foi realizada com uma garrafa de espumante. Ao contrário do batismo do submarino da Marinha Tonelero em março, também realizado por Janja, a garrafa não foi quebrada desta vez. O espumante foi derramado sobre o avião, seguido pelo sinal da cruz feito pela primeira-dama.
Estiveram presentes no evento diversas autoridades, incluindo John Rodgerson, CEO da Azul; Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer; Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios; Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo); Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário; Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia; Camilo Santana, ministro da Educação; Alencar Santana (PT-SP), deputado federal e vice-líder do governo; e Reginaldo Lopes (PT-MG), deputado federal.