Nesta sexta-feira (26), o jornalista e ativista Gleen Greenwald fez uma publicação em sua conta no X, criticando a postura de Felipe Neto sobre os recentes temas relacionados à liberdade de expressão e sobre a investigação criminal após afirmações do YouTuber contra Arthur Lira.
Gleen publicou:
Brazil's largest YouTuber, Felipe Neto, is one of its most impassioned censorship advocates.
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) April 26, 2024
He testified in Congress to argue for censorship and used a vulgarity about the House Speaker. He's now being criminally investigated.
Not sure if he'll raise free speech as a defense. pic.twitter.com/Z7uP1xuoJ4
“O maior YouTuber do Brasil, Felipe Neto, é um dos mais fervorosos defensores da censura. Ele testemunhou no Congresso para defender a censura e usou de vulgaridade sobre o presidente da Câmara. Ele agora está sendo investigado criminalmente. Não tenho certeza se ele levantará a liberdade de expressão como defesa.”, afirmou o jornalista.
A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados abriu investigação contra o influenciador Felipe Neto após ele se referir ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), como “excrementíssimo” nesta semana. A abertura da apuração partiu de um pedido do próprio Lira.
As declarações de Neto ocorreram durante a participação do influenciador num simpósio realizado na Câmara com o tema “regulação de plataformas digitais e a urgência de uma agenda” na terça (23). Ele participou do evento em vídeo.