Imagem: Dima Solomin/Unsplash
É possível que você ou alguém que você conhece já tenha enfrentado esta situação: um contato desconhecido liga ou manda mensagem, alegando ser um familiar ou amigo que trocou de número de telefone e WhatsApp, e solicita que você salve o novo contato.
Entretanto, conforme a conversa avança, o suposto conhecido começa a solicitar dinheiro ou o pagamento de boletos. É nesse momento que se revela a verdadeira intenção da pessoa, que não é quem diz ser, mas sim um fraudador.
Esse golpe, chamado de “troca de número” ou “falso WhatsApp” está cada vez mais comum. Só que, desta vez, algo surpreendente aconteceu: um golpista explicou como faz para atrair e enganar a possível vítima.
Segundo o Em Off, o internauta Dannyel Delgado expôs uma conversa que teve com um desses criminosos no X.
Como golpista engana pessoas no WhatsApp
- O internauta perguntou ao golpista: “Como que tu rouba o histórico de contatos hein?”;
- O bandido explicou a existência de um aplicativo chamado “Painel”, que captura os dados pessoais das pessoas;
- “Painel que chama. Acha qualquer pessoa por nome completo, CEP, telefone, CPF, CNPJ. Aí você olha de onde é o DDD, se bate com a pessoa. Acha a pessoa, cada um pesquisa de uma forma. Uns vai [sic] no Insta[gram], aí tenta te achar no Painel”, afirmou o criminoso;
- Eles pagam um valor mensal para ter acesso ao “Painel”;
- O homem afirma ter enganado 90 pessoas até hoje. “Nunca deu ruim não?”, questiona a vítima. “Só se você roubar alguém muito importante, igual Alexandre de Moraes”, ironiza o bandido. “Prenderam um camarada, um não, uns 3, porque era povo importante, da política, tão preso até hoje”, disse.
O que fazer em caso de golpe
Segundo o Serasa, caso você seja vítima de algum golpe no WhatsApp, antes de mais nada, avise seus contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligue para elas e avise que sua conta foi clonada ou roubada, evitando assim que essas pessoas possam transferir valores para os criminosos.
Também é útil pedir para quem for abordado pelo criminoso bloquear e denunciar o perfil, pois, dessa forma, o WhatsApp percebe que há algo de errado e bane o criminoso. Vale também entrar em contato com a plataforma e informar o ocorrido.
Não custa lembrar também que essas dicas valem para golpes em outras redes sociais, como Facebook e Instagram, e não só para o WhatsApp.
com informações Olhar Digital