Ciro Gomes, ex-ministro, ex-governador do Ceará e ex-candidato à Presidência da República pelo PDT, proferiu mais uma ofensa à senadora Janaína Farias (PT-CE), chamando-a de “uma cortesã”. Durante entrevista ao programa Jornal Jangadeiro, da BandNews FM, Ciro fez essa declaração na quarta-feira. Janaína, que é a segunda suplente de Camilo Santana (PT) no Senado, licenciado para exercer o cargo de ministro da Educação no governo Lula, respondeu ao ataque, classificando Ciro como uma “figura desqualificada”.
Ciro Gomes volta a atacar e dispara contra senadora petista aliada de Camilo Santana: 'Uma cortesã’ pic.twitter.com/vJwuzdeULC
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 25, 2024
Ciro Gomes afirmou que Janaína era responsável por organizar as festas de Camilo Santana e questionou sua relevância no Senado. Ele alegou que a voz do Ceará na casa legislativa estava sendo representada por “uma cortesã”.
Janaína rebateu as críticas em suas redes sociais, acusando Ciro de desrespeito e misoginia. Ela também apontou que o ex-senador não aceita os resultados das últimas eleições, nas quais seus aliados foram derrotados no estado.
A senadora assumiu o cargo em 2 de abril, após a primeira suplente, Augusta Brito, se licenciar para ocupar o posto de secretária de Articulação Política do Ceará, cargo atualmente ocupado pelo petista Elmano de Freitas, aliado de Camilo.
Essa não é a primeira vez que Ciro Gomes faz comentários controversos sobre Janaína. Em uma entrevista à rede “A Notícia do Ceará”, ele a chamou de “assessora de assuntos de cama”, o que gerou uma troca de farpas entre PT e PDT por meio de notas institucionais.
Recentemente, Janaína anunciou que pretende processar Ciro por suas declarações.