Pela primeira vez, o documento passa a ser disponibilizado também no exterior, começando pelo posto de Lisboa. São mais de 20 funcionalidades de certificação inéditas que aumentam o grau de segurança do passaporte. Apenas na capital portuguesa, são emitidos 60 por dia.
Nos próximos dias, todos os passaportes emitidos no Consulado-Geral do Brasil em Lisboa terão uma nova identidade. O posto é o primeiro fora do país a disponibilizar o documento, lançado no Brasil em setembro do ano passado. Segundo o cônsul-geral Wladimir Valler Filho, a capital portuguesa é frequentemente escolhida como referência para o início de novas práticas, devido à experiência da equipe e ao alto volume de atendimentos diários. Somente em passaportes, são emitidos 60 por dia, totalizando uma média de 1200 por mês.
Os primeiros documentos já foram testados e, nos próximos dias, todos terão a nova identidade. De acordo com Paulo Thiago Soares, responsável pelo setor de documentos de viagem, o passaporte apresenta mais de 20 novidades destinadas a aumentar o grau de segurança. Alguns são visíveis, como microtextos e impressões em alto-relevo, enquanto outros são invisíveis a olho nu, como fios e fibras de segurança luminescentes, marca d’água sob luz UV e fundos em offset. A foto também é impressa de forma codificada e alfanumérica.
Outra mudança estética, mas que também garante mais segurança, é a variação do fundo e das cores do papel a cada duas páginas, ao contrário do modelo anterior em que todas as páginas eram iguais. Foram desenhadas imagens personalizadas que retratam os diferentes biomas brasileiros, como a Amazônia e as pampas, representadas por elementos da fauna e flora, como capivaras, tartarugas e cavalos-marinhos.
Segundo Paulo Thiago Soares, todas essas características tornam o passaporte mais colorido e bonito, além de mais difícil de falsificar. Apesar das inovações, o preço do passaporte permanece o mesmo: 132 euros. A validade de 10 anos para os passaportes de adultos também continua, e os documentos do modelo anterior continuam válidos até sua expiração, sem necessidade de troca antes do vencimento.
Depois de consolidado o serviço em Lisboa, a funcionalidade será disponibilizada nos postos consulares do Porto e Faro. O passaporte já foi premiado pela High Security Printing como “o melhor novo passaporte em 2023 para a América Latina”.
Outra novidade que começa hoje é a instalação de um Sistema de Raio-X na entrada do consulado, semelhante aos utilizados nos aeroportos. De acordo com Wladimir Valler Filho, não houve nenhum incidente que motivasse o aumento do grau de segurança, mas o objetivo é a prevenção. Todos os dias, passam pelo local de 400 a 500 pessoas.
Com a instalação do raio-X, houve mudança na porta de entrada e também foi instalada uma nova parede de proteção. Ao chegar ao consulado, o cidadão terá que passar seus pertences, como malas e mochilas, por um sistema de bandeja para verificar se há algum objeto ilícito. Também será necessário passar pelo detector de metais, processo semelhante ao realizado em aeroportos e outros locais com alto grau de segurança. Para pessoas que não podem usar o equipamento, será realizada uma verificação com scanner corporal.
O cônsul-geral enfatiza que o objetivo exclusivo desse processo é garantir a segurança, especialmente dos usuários, para que possam frequentar o local com mais segurança. Lisboa não é o primeiro posto no exterior a receber essa proteção adicional, já que outros consulados também possuem essa funcionalidade, que vem sendo investida pelo Governo brasileiro em vários países.
O posto da capital portuguesa é um dos maiores do mundo. Portugal é o segundo território fora do Brasil com o maior número de residentes brasileiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.