Foto: EFE/Andre Borges
Presidente brasileiro afirmou que correspondência ainda não chegou até ele
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que, nesta terça-feira (23), seu governo foi contemplado com uma correspondência enviada pelo presidente argentino, Javier Milei. No entanto, ele mencionou que ainda não teve a oportunidade de ler a carta e, por isso, não está a par de seu conteúdo.
A entrega da carta foi realizada pela ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. A visita de Mondino a Brasília ocorreu na semana anterior e marcou sua primeira viagem oficial ao Brasil desde a cerimônia de posse do presidente Milei, que aconteceu em 10 de dezembro de 2023.
– Sei que o chanceler recebeu a carta do presidente Milei, mas ainda não a li – disse Lula durante um café com jornalistas no Palácio do Planalto, explicando que a carta ainda não tinha chegado até ele, uma vez que o ministro Vieira está em viagem.
No entanto, declarou que, depois de lê-la, informará à imprensa “o que o presidente Milei quer discutir com o Brasil”. As relações entre os dois presidente têm sido até agora nulas e sem efeito, em parte devido a profundas diferenças ideológicas.
O presidente argentino, por outro lado, mantém uma relação estreita com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem recebeu com pompa em Buenos Aires durante sua posse em dezembro do ano passado.
Lula recusou o convite do governo argentino para assistir à posse de Milei e foi representado naquela ocasião por Mauro Vieira, que na semana passada, no âmbito da visita de Mondino, garantiu que ambos os governos estão empenhados em desenvolver uma “agenda positiva”, apesar de suas diferenças ideológicas.
*EFE