REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
Daniela Lima retornou à apresentação do programa Conexão GloboNews na segunda-feira, dia 22, após uma breve ausência na quinta, dia 18, e sexta, dia 19. A jornalista esclareceu que seu afastamento se deu por questões de saúde, contrariando rumores de que teria sido suspensa pela emissora devido a um debate ao vivo com Fernando Gabeira e Leilane Neubarth.
A âncora aproveitou para explicar sua ausência da televisão e das redes sociais, fazendo até uma referência humorística a um bordão do BBB 24. “Calma, Calabreso! Bom dia, gente. Eu adoeci, mas estou de volta. Sim, era saúde”, declarou em uma publicação no X (antigo Twitter). “E estamos no ar com o detalhamento exclusivo da maior ofensiva do Lula sobre a classe média”, acrescentou.
Fontes do Notícias da TV confirmaram que Daniela se ausentou para um procedimento médico previamente agendado. Durante sua licença, o Conexão foi comandado por Leilane Neubarth e Camila Bomfim na quinta-feira. Na sexta, Camila compartilhou a apresentação com Bárbara Carvalho, pois Leilane estava de férias.
Na manhã de segunda-feira, dia 22, a Globo comunicou que a jornalista enfrentou um problema de saúde. “Daniela não foi afastada do Conexão. Na semana passada, ela teve uma indisposição e, por isso, precisou se ausentar por dois dias, mas já retornou hoje, dia 22”, informou a nota da Comunicação da emissora.
Apesar das especulações nas redes sociais, não é comum que o canal retire alguém do ar por um confronto ao vivo, como o ocorrido entre Daniela, Gabeira e Leilane na quarta-feira, dia 17. A revista Fórum chegou a sugerir que a jornalista poderia ter sido afastada devido ao desentendimento com os colegas, hipótese que não se confirmou.
O debate em questão começou durante uma discussão sobre o julgamento de juízes associados à Operação Lava Jato pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Daniela foi repreendida por Gabeira ao mencionar Carlos Eduardo Thompson Flores, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).
“Eu só queria dizer para a Dani o seguinte, cada vez que você menciona Thompson Flores, você diz que é o juiz que negou a libertação do Lula e dá a impressão de que ele está sendo julgado por isso. Eu não acredito que esse seja o ponto central”, interveio Gabeira.
Leilane tentou prosseguir com o tema, mas Daniela interrompeu para se explicar. “Não é isso. Deixa eu só me justificar, senão fica parecendo que de fato é. Não, Gabeirinha, é só para colocar o personagem na monta que ele teve na história”, justificou-se.
“O que ele quer dizer, Dani, é que neste aposto não tem a ver com o que está acontecendo. Você tem toda a razão, esse juiz é responsável por esse momento, mas esse aposto não se traduz e não cabe nessa questão agora”, argumentou Leilane.
“Não, como a gente explicou ontem, tem a ver com o fato de ele ter atropelado a decisão do Supremo Tribunal Federal, é outra coisa. É só para a gente ter a monta do personagem para quem está em casa entender o tamanho do cidadão”, insistiu Daniela, ex-CNN Brasil.
“Vamos entender um pouco do tamanho do que está acontecendo, porque o Gabeira me traz duas colocações que parecem fundamentais, que são prudência e manter a isenção”, enfatizou Leilane.