A Prefeitura de São Paulo decidiu cancelar o show do cantor Roberto Carlos, que estava programado para acontecer na noite desta sexta-feira (19), durante a inauguração do espaço de eventos Mercado Livre Arena Pacaembu, localizado na Zona Oeste da capital.
O prefeito Ricardo Nunes explicou: “Infelizmente não podemos liberar. Tentei pedindo uma nova vistoria hoje, mas os técnicos e bombeiros não aprovaram.”
O show do “rei” estava planejado para ocorrer no 2º subsolo da arena, que foi concedido à Concessionária Allegra Pacaembu pela gestão Bruno Covas (PSDB) por um período de 35 anos.
No entanto, após três avaliações realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela secretaria municipal de Urbanismo, o local foi reprovado. Os bombeiros já haviam alertado a prefeitura sobre os riscos e solicitado o cancelamento do evento.
De acordo com a avaliação dos Bombeiros, a área não possui condições adequadas para receber as cerca de 3 mil pessoas que deveriam comparecer à inauguração.
O Coronel Comandante do Corpo de Bombeiros, Alexandre Merlin, destacou: “É importante salientar que a edificação onde ocorrerá o evento não possuí licença vigente do Corpo de Bombeiros. (…) Caso o evento ocorra, será em total revelia ao Corpo de Bombeiros. Ademais, conforme processo de fiscalização, a edificação foi advertida em 18 de abril por não possuir licença, conforme a lei. Sendo assim, solicito a essa secretaria adoção de medidas pertinentes a evitar a realização do evento em desacordo com a legislação”
Em um pedido enviado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), os bombeiros informaram que o espaço Mercado Pago Hall apresenta 18 irregularidades na edificação que será inaugurada nesta sexta-feira (19). Essas irregularidades incluem rotas de fuga obstruídas em caso de incêndio, sistema de hidrantes despressurizado, falta de instalação de sistema central de alarme de incêndio, chuveiros anti-incêndio e portas corta-fogo desinstaladas, entre outras questões.
Documento dos Bombeiros protocolado na SMUL, da Prefeitura de SP. — Foto: Reprodução
O que diz a concessionária do estádio
Mais cedo, por meio de nota, a concessionária Allegra Pacaembu havia negado as irregularidades e argumentava que o local tinha condições adequadas.
Allegra Pacaembu divulga inauguração da arena de shows do estádio, chamada de “experiência em construção’. — Foto: Reprodução/Instagram