Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), foi nomeado para o Procon no mandato do ex-prefeito petista Sebastião Almeida; Influencers bolsonaristas, deputados e lideranças do PL divergem da indicação do governador
Em meio ao cenário de polarização entre direita e esquerda na disputa pela Prefeitura de Guarulhos-SP nas eleições deste ano, o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) manifestou, recentemente, apoio a um deputado de sua base na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e que já teve fortes laços com o PT. Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor (Republicanos), chegou a assumir, em 2011, um cargo de chefia de departamento, na segunda maior cidade do estado, no mandato do ex-prefeito Sebastião Almeida (PT).
Considerado um dos piores prefeitos que Guarulhos já teve, Almeida teve as contas de 2016 rejeitadas pela Câmara Municipal. O padrinho de Jorge Wilson na esfera pública também foi condenado por improbidade administrativa numa ação promovida pelo Ministério Público (MP) junto à Vara de Fazenda Pública.
Jorge Wilson é pré-candidato a prefeito de Guarulhos pelo Republicanos, sendo o nome da Prefeitura (governo do prefeito Gustavo Henrique Costa, o Guti, do PSD) e de Tarcísio para as eleições de 2024.
Após o governador divulgar oficialmente o apoio, dias atrás, começaram a circular pela cidade, em aplicativos de mensagens, vídeos de Almeida lembrando da relação com Xerife – conteúdo indigesto para bolsonaristas e aliados de Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL e que tem como pré-candidato em Guarulhos para a majoritária o vereador Lucas Sanches (PL).
Tarcísio apoia pré-candidato a prefeito em Guarulhos-SP que já teve fortes laços com o PT pic.twitter.com/tTqidXR9Ai
— Diario do Brasil Notícias (@diariobrasil_n) April 18, 2024
Num dos conteúdos, Almeida, durante uma entrevista, lembra que, após vencer as eleições para prefeito de Guarulhos em 2008, convidou Jorge Wilson para assumir o Procon da cidade. Na ocasião, segundo o petista, Jorge Wilson teria dito que a nomeação ao órgão ligado ao Direito do Consumidor seria “muito pouco” se comparada à importância, de fato, que tinha o cargo lhe oferecido.
A incongruência em torno do apoio de Tarcísio a um ex-aliado petista em Guarulhos também gerou movimentação massiva de pessoas ligadas à direita por todo o País. Nos últimos dias, influencers bolsonaristas manifestaram publicamente preferência pelo projeto do PL para Guarulhos no pleito de 2024, incluindo Fernando Lisboa, Rafael Satiê, Jean Batista, Rony Gabriel, Luan Lenon, Felipe Bolsonaro, Bárbara Kogos, Sandra Santanna, e Sérgio Tavares. Juntos, os ativistas somam mais de xxx milhões de seguidores nas redes sociais.
Lideranças do PL também vieram a público em apoio à pré-candidatura de Sanches, como o presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado (PL), e o deputado federal Marcio Alvino (PL). O partido, agora, aguarda o apoio de Jair Bolsonaro à pré-candidatura própria em Guarulhos.
Campanha
Além do passado ligado ao PT, também é alvo da insatisfação dos bolsonaristas a postura que Jorge Wilson adotou nas eleições presidenciais de 2022. No período eleitoral, o parlamentar, candidato à reeleição na Alesp, ocultou suas alianças políticas nas redes sociais e em seus materiais gráficos. Uma breve pesquisa em suas contas oficiais entrega que Xerife fez uso de peças sem qualquer menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL), então candidato à reeleição ao Palácio do Planalto.