Foto: Reprodução/09/02/2024 REUTERS/Evelyn Hockstein.
Os Estados Unidos não devem participar em quaisquer operações ofensivas contra o Irã, deixou claro o presidente do país, Joe Biden, ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse um alto funcionário da administração à CNN.
Os comentários foram transmitidos durante o telefonema que os dois líderes partilharam após os ataques retaliatórios do Irã contra Israel.
Em nota oficial emitida pela Casa Branca, Biden afirmou que convocará uma reunião do G& neste domingo (14) para avaliar uma resposta ao Irã.
“Amanhã, convocarei os meus colegas líderes do G7 para coordenar uma resposta diplomática unida ao ataque descarado do Irã”, diz o texto.
Biden também reforçou o apoio dos EUA para Israel. “Acabei de falar com o primeiro-ministro Netanyahu para reafirmar o firme compromisso da América com a segurança de Israel”.
O ataque massivo contra o território israelense iniciou-se com um disparo de drones do Irã no final da tarde do sábado (13). Após a ofensiva, o grupo radical islâmico Hezbollah afirmou que lançou foguetes contra um quartel-general das Forças de Defesa de Israel na região das Colinas de Golã.
O espaço aéreo de Israel está temporariamente fechado neste momento, assim como o de outros países da região, como a vizinha Jordânia e o Líbano, de onde vem o aliado iraniano Hezbollah.
Créditos: CNN.