• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
segunda-feira, 30 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Mundo

Inusitado: IBGE altera mapa mundi e coloca Brasil no centro do planeta terra; VEJA

Por Terra Brasil Notícias
12/abr/2024
Em Mundo, Política
Freepik

Freepik

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Na terça-feira, 9 de abril de 2024, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou um mapa-múndi no qual o Brasil ocupa o centro do mundo. Essa versão faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, uma publicação do instituto voltada para o público escolar, que oferece informações sobre geografia, estatística e cartografia.

Além de posicionar o Brasil no centro, o novo atlas também marca os países que compõem o G20 e aqueles com representação diplomática brasileira.

Reprodução

Leia Também

Recordista do Everest expõe os riscos do Rinjani que tiraram a vida de Juliana Marins

Pacote de redução de impostos impulsionado por Trump avança no Senado americano

Prefeitura de Niterói cobre R$ 55 mil do translado do corpo de Juliana Marins

O lançamento ocorreu em um evento na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, destacou que essa mudança no posicionamento do Brasil no mapa representa uma nova postura e uma nova ideia.

Protasio ressaltou: “Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos. O Brasil chegou ao centro do mundo”.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, informou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro a receber a atualização do documento, em 21 de março. Lula compartilhou a foto do novo mapa no Twitter, comentando: “A terra é redonda”.

Reprodução

Para Pochmann, os mapas são símbolos nacionais e representam a identidade de uma nação. Além da divulgação da nova versão do mapa, também foi lançada a publicação intitulada “Criando Sinergias entre a Agenda 2030 e o G20”, que apresenta indicadores selecionados para os países do G20, incluindo o Brasil. Vale lembrar que o Brasil sediará a 19ª reunião da Cúpula do G20 neste ano, no Rio de Janeiro.

O presidente do instituto concluiu: “cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação. Inclusive, pois é um dever do IBGE destacar a importância desta publicação na formação do povo brasileiro. E como o Brasil é visto no mundo”.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Desenrola Fies: Descontos de até 99%! Saiba Como;

PRÓXIMO

TikTok18+: veja o que é e como funciona a nova versão que irá pagar usuários para ver vídeos; entenda

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se