foto: Reprodução
Em março, a indústria automobilística brasileira registrou uma diminuição de 11,8% na fabricação de veículos em relação ao mesmo mês do ano anterior, totalizando 195,8 mil unidades produzidas. Este dado foi revelado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Comparativo Mensal e Trimestral:
- Houve um incremento de 3,2% na produção em comparação com fevereiro deste ano.
- O primeiro trimestre mostrou um leve crescimento de 0,4% em relação ao mesmo período de 2023.
Expectativas da Anfavea:
- Márcio de Lima Leite, Presidente da Anfavea, expressou otimismo para os próximos meses, prevendo um aumento de 6% na produção anual.
Produção Específica:
- A fabricação de caminhões no primeiro trimestre atingiu 29,3 mil unidades, um aumento de 19,7% comparado ao mesmo período do ano passado.
- A produção de chassis de ônibus teve um salto significativo de 61,6%, com 6,5 mil unidades fabricadas.
Vendas de Veículos:
- Em março, houve uma queda de 5,7% nas vendas de veículos novos, com 187,7 mil unidades vendidas, em comparação com março de 2023.
- Comparado a fevereiro de 2024, as vendas subiram 13,6%.
- O trimestre encerrou com um aumento de 9,1% nas vendas, totalizando 514,6 mil veículos emplacados no Brasil desde janeiro.
Locadoras e Exportações:
- As locadoras, que devem adquirir mais de 700 mil veículos este ano, foram responsáveis por 46% das vendas de carros e comerciais leves em março.
- As exportações enfrentaram uma queda acentuada em relação ao ano anterior, com todos os principais mercados, exceto o México, apresentando retração.
Espero que essa reescrita atenda às suas necessidades! Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição.