Na tarde de sexta-feira (5), na Gardênia Azul, zona oeste do Rio de Janeiro, uma batalha entre milicianos e traficantes resultou na morte de uma idosa, vítima de uma bala perdida. Amélia Maria de Araújo Tavares, que estava na entrada de sua residência, foi atingida no peito. Apesar dos esforços dos vizinhos, que a levaram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade de Deus, Amélia não sobreviveu ao ferimento.
Segundo informações do R7, o confronto teve início quando traficantes em motocicletas cruzaram com milicianos que estavam extorquindo comerciantes locais. Recentemente, a região tem sido palco de disputas pelo controle entre esses grupos rivais.
A Polícia Militar, em declaração à RECORD, afirmou que intensificou a presença de agentes do Batalhão de Choque na região, embora não houvesse uma operação em andamento no momento do confronto.
Conforme dados do Instituto Fogo Cruzado, Amélia Maria é a sexta idosa a perder a vida em 2024 devido à violência na região metropolitana do Rio, além de outros quatro idosos que ficaram feridos.