Na tarde desta sexta-feira (16), a justiça do Rio de Janeiro converteu para ‘preventiva’ a prisão em flagrante do ator da Rede Globo, José Dumont – que permanecerá encarcerado na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.
A decisão foi tomada pelo juiz Antonio Luiz da Fonseca Lucchese, responsável pela audiência de custódia, que ouviu o depoimento do artista, preso nesta quinta-feira (15), após busca e apreensão em seu apartamento, na Zona Sul do Rio, onde foram encontrados fotos e vídeos de pornografia infantil.
Na audiência, ele afirmou que é proprietário das imagens armazenadas em um computador e em seu aparelho celular, mas que não é o autor ou produtor e que jamais comprou ou vendeu os conteúdos.
O ator, de 72 anos, alegou ainda que conseguiu as fotos na internet, para a realização de “consultas e estudos destinados a um trabalho acerca do tema, sem tabus ou filtros”.
O armazenamento de imagens de sexo envolvendo crianças é crime previsto pelo Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A defesa de José Dumont ainda não se pronunciou.
Um vídeo que circula nas redes mostra o momento em que o ator é preso e colocado em uma viatura da Polícia Civil.