Com a condenação confirmada em três instâncias pelo crime de corrupção, o ex-ministro José Dirceu (PT) afirmou, em conversa com um grupo de empresários e advogados, ter medo de voltar à cadeia caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito.
De acordo com o site Metrópoles, a declaração foi feita durante um jantar na capital paulista. Na ocasião, ele disse acreditar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será eleito em outubro.
Dirceu está em liberdade após um habeas corpus cedido pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a pena de 27 anos e 1 mês de prisão. Como ainda cabe recurso, ele responde em liberdade.
No escândalo que ficou conhecido como Mensalão, o ex-ministro foi acusado de ser um dos mentores do esquema criminoso deflagrado em 2005. Na ocasião, ele intermediava o pagamento de “mesadas” a parlamentares para comprar votos no Legislativo. Em 2022, ele atua como articulador político de Lula.