O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) ordenou que uma peça de campanha eleitoral do candidato a governador Leandro Grass (PV) tenha sua transmissão suspensa, por contar com a aparição de Lula em 100% do tempo. A legislação eleitoral prevê que pessoas fora da campanha participem em inserções em até 25% da duração da peça.
A ação foi proposta pelo MDB, do candidato à reeleição Ibaneis Rocha. Na propaganda, veiculada na TV na última segunda-feira (12) Lula diz:
“Meus amigos e minhas amigas, o Distrito Federal não pode ficar de fora do grande esforço de reconstrução do Brasil. Por isso, o professor e deputado Leandro Grass é o meu candidato ao governo. Leandro é brasiliense, conhece muito bem o Plano Piloto e todas as cidades do DF. Pode estar certo: comigo na Presidência e Leandro Grass no Governo, o Brasil e o Distrito Federal vão ser felizes de novo. Por isso, vote Leandro Grass governador.“
Para o desembargador Fabricio Fontoura Bezerra, Lula “ultrapassou em muito o limite previsto na legislação” e, por isso, a propaganda será suspensa. “A inobservância de regras quanto ao tempo destinado ao depoimento de apoiadores desnatura a isonomia entre os candidatos, além de impedir que o eleitor conheça a imagem do próprio candidato, como na hipótese, uma vez que fora utilizado todo o tempo de propaganda”, escreveu o magistrado.
FONTE: UOL