foto: Sérgio Lima
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou hoje que os dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró foram capturados no Pará enquanto tentavam fugir para o exterior. Deibson Nascimento e Rogério Mendonça, ambos apontados como membros do Comando Vermelho, foram detidos junto com outras quatro pessoas pela Polícia Federal em Marabá, cerca de 1.600 km distante da penitenciária de onde escaparam em 14 de fevereiro. A captura ocorreu na ponte da rodovia federal BR-222.
Pelas investigações da PF, eles estavam se dirigindo ao exterior em um “comboio do crime”, formado por 3 carros, 6 pessoas e um fuzil no momento da prisão. Depois de presos, serão enviados de volta para o presídio em Mossoró, que passou por reformas desde a fuga.
Segundo André Garcia, secretario Nacional de Políticas Penais, o local teve a segurança reforçada, a instalação de 10.000 novas câmeras e ambos ficarão em celas separadas com revistas diárias, segundo o ministério.
Cerca de 500 agentes foram acionados para as buscas, sendo 11 da Força Nacional. O grupo foi formado por policiais federais, rodoviários, penais e militares de 5 Estados.
Ao todo, 14 pessoas já foram presas por auxiliarem os detentos na fuga. Eles ficaram foragidos por 50 dias.