Uma recente descoberta sugere que a trigonelina, uma molécula presente no café, pode ser benéfica para a saúde e função muscular, particularmente em idosos.
Essa molécula, além de ser encontrada no café, também está presente no feno-grego e é produzida naturalmente pelo microbioma intestinal humano.
Getty Images
A pesquisa, que é uma colaboração entre a Nestlé Research, na Suíça, e vários institutos acadêmicos internacionais, oferece uma nova perspectiva para o combate à sarcopenia.
Os achados deste estudo foram publicados na revista Nature Metabolism.
Qual é a doença que causa a perda de massa muscular?
A sarcopenia é uma condição caracterizada pela perda progressiva e generalizada de massa muscular, força e função.
Esse processo pode levar à fraqueza muscular, diminuição da mobilidade e aumento do risco de quedas e lesões.
A doença impacta a qualidade de vida de muitos idosos ao redor do mundo, restringindo sua independência.
O que provoca a sarcopenia?
A sarcopenia, geralmente associada ao envelhecimento, pode ser causada por vários fatores, incluindo sedentarismo, desequilíbrios hormonais, má nutrição e doenças crônicas.
Os sintomas da sarcopenia podem envolver fraqueza muscular, redução da resistência física, perda de massa muscular e diminuição da capacidade funcional. Esses sintomas podem afetar significativamente a qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos afetados.
Como o componente do café pode prevenir a perda de massa muscular?
De acordo com a pesquisa, a trigonelina, um componente do café, eleva os níveis do cofator celular NAD+ e fortalece as mitocôndrias, que são os centros de energia das células. Isso pode contribuir para a preservação da função muscular em pessoas idosas.
A descoberta é baseada na relação inversa identificada entre os níveis de trigonelina e a ocorrência de sarcopenia em idosos.
Além da trigonelina, os níveis de NAD+ podem ser incrementados com a ingestão de aminoácidos e diferentes formas de vitamina B3.
Jerome Feige, líder do Departamento de Saúde Física da Nestlé Research, e Vincenzo Sorrentino, professor assistente do Programa de Pesquisa Translacional de Longevidade Saudável da NUS Medicine, vislumbram um futuro onde a combinação de avanços científicos, como a suplementação de trigonelina, e um estilo de vida saudável, poderiam melhorar significativamente a longevidade e a qualidade de vida.
Essa pesquisa se junta a um número crescente de estudos que visam compreender e combater os sintomas do envelhecimento, trazendo esperança para a busca de uma vida mais longa e saudável.
Finalmente, a oportunidade de usar um componente natural, como a trigonelina, para atenuar a perda de massa muscular representa um avanço empolgante na ciência da saúde e nutrição.