Crédito: Divulgação/ Band
Em menos de quatro meses após ingressar no PSB, o apresentador José Luiz Datena assina hoje sua filiação ao PSDB. Essa mudança de partido possibilitará sua indicação como vice na chapa de Tabata Amaral (PSB) para a Prefeitura de São Paulo, com potencial apoio dos tucanos. A informação foi confirmada por Datena ao Estadão/Broadcast, mencionando discussões prévias com a deputada. O evento de filiação está previsto para o início da tarde em local a ser definido.
José Anibal, líder do PSDB em São Paulo, não especificou o papel de Datena na campanha, mas confirmou sua chegada ao partido. Uma fonte anônima do partido indicou que Datena não impôs condições para sua transição do PSB para o PSDB, podendo ser candidato a vice-prefeito ou prefeito.
A aliança proporcionará a Tabata Amaral mais tempo de propaganda eleitoral. O PSDB considerou Kim Kataguiri (União-SP) para a campanha, mas decidiu mantê-lo fora. A legislação partidária atual permite somente a vereadores a mudança de partido sem penalidades.
Orlando Faria, coordenador político da pré-campanha de Tabata, afirmou que Datena deve anunciar sua mudança para o PSDB amanhã, visando a vice-candidatura.
No ano passado, Datena deixou o PDT e se juntou ao PSB, partido de Geraldo Alckmin, com quem tem amizade. Com a nova filiação ao PSDB, Datena alcança sua décima afiliação partidária, sem ter concorrido a cargos eletivos, mas de olho em uma vaga no Senado Federal em 2026. Antes, ele passou por PT, PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSC e PDT.