• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
terça-feira, 1 de julho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Economia

CRISE FINANCEIRA: presidente do BC alerta sobre a inflação: “Cenário ficou mais difícil no último mês e meio”

Por Terra Brasil Notícias
03/abr/2024
Em Economia, Governo
Imagem: Raphael Ribeiro/BCB

Imagem: Raphael Ribeiro/BCB

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, declarou na quarta-feira (3) que a inflação e os núcleos estão em queda na maioria dos países emergentes, embora tenha observado que em alguns a inflação de serviços já está aumentando. Ele mencionou que “Alguns bancos centrais estão tentando entender se há relação entre mão de obra apertada e os preços de serviços”.

Sua declaração vem duas semanas após o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidir diminuir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, de 11,25% ao ano para 10,75%. Essa foi a sexta redução consecutiva, seguindo a série de quedas que começou em agosto de 2023.

Foi considerado que a taxa Selic é a principal ferramenta da política monetária para controlar a inflação em uma economia. Isso ocorre porque juros mais altos tornam o crédito mais caro, diminuem a vontade de consumir e incentivam novas alternativas de investimento para as famílias.

Leia Também

Quem usa cartão nas compras do dia a dia deve ficar atento à nova lei

Esta cidade do interior de SP tem custo 30% menor e qualidade de vida alta

Novas vantagens do governo beneficiam todos os idosos acima de 60

A inflação no Brasil terminou 2023 em 4,62%, de acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o medidor oficial. Em fevereiro, o indicador acelerou novamente e atingiu 0,83%, um aumento de 0,41 ponto percentual em relação a janeiro, quando variou 0,42%.

Campos Neto destacou que uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que não há relação entre as variáveis no país no momento atual, mas afirmou que a situação no mercado emergente pode ser diferente.

O presidente do BC observou que, ao analisar a inflação global, há uma imagem mais complexa dos núcleos de inflação na ponta. Os núcleos em alguns países ainda estão caindo, mas a uma velocidade menor. Em outros, no entanto, estagnaram, e em alguns começaram a subir um pouco.

Ele reafirmou que o processo de desinflação foi impulsionado pelos preços de alimentos e energia. Ressaltou que este processo ocorreu em um cenário de pleno emprego.

No entanto, segundo o banqueiro central, “o cenário de inflação global ficou mais difícil no último mês e meio”.

Campos Neto está participando do 10º Brazil Investment Forum, organizado pelo Bradesco BBI, em São Paulo.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Homem que auxiliou fugitivos de Mossoró é detido pela PF

PRÓXIMO

Conheça o sinal de colesterol alto que pode aparecer nos pés

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se