Tempestades com ventos semelhantes aos de tufões mataram pelo menos sete pessoas na província de Jiangxi, no sul da China, desde o domingo, 31 de março, disseram autoridades locais nesta quarta-feira, 3, sendo que três delas foram arrancadas de seus apartamentos em arranha-céus enquanto dormiam.
Também nesta quarta, as autoridades de Jiangxi confirmaram que 552 pessoas tiveram que ser retiradas da província de forma emergencial, e que pelo menos 2.751 casas foram danificadas pela tempestade.
O evento climático extremo atingiu nove cidades, mas principalmente Nanchang e Jiujiang. A sede provincial de controle de enchentes de emergência de Jiangxi afirmou que 93 mil pessoas foram afetadas em 54 condados.
No domingo, fortes tempestades provocaram rajadas que arrancaram janelas do tamanho de portas de dois apartamentos em Nanchang, capital da província. Três pessoas foram arrancadas de suas camas pelos buracos, caindo do alto do prédio, segundo a mídia local.
A Nanchang, Jiangxi, une tempête le 31 mars a provoqué ce genre de scène effrayante. Un habitant a raconté que sa mère de 64 ans et son fils de 11 ans, ont été emportés par le vent dans leur appartement du 20e étage… Au moins 4 morts et une dizaine de blessés. pic.twitter.com/qZAfRcwyML
— Zhulin Zhang (@ZhangZhulin) April 1, 2024
2 Nisan 2024 Nanchang Jiangxi Çin 🇨🇳
— Hermes (@hermesisos) April 2, 2024
🌬 pic.twitter.com/Qo2bR2AHSR