Durante sua participação no programa Bom Dia Ministro, do canal Gov, veículo da EBC, o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, adiantou o anúncio da transição da TV Digital para um novo padrão tecnológico conhecido como TV 3.0. O lançamento está previsto para ocorrer em Brasília, nesta quarta-feira (3). A inovação promete melhorar a qualidade da imagem e facilitar o acesso por meio da conectividade. As informações são da Agência Brasil.
“O grande diferencial vai ser justamente a questão da integração da transmissão da televisão com uma melhor qualidade de imagem, qualidade de som, com a conectividade, com a internet, com a banda larga” afirmou.
Conforme o ministro, o Brasil continua sendo um dos principais mercados de televisão aberta do mundo e a maneira como as pessoas acessam esse meio de comunicação passará por uma revolução. A seleção convencional de canais dará lugar a aplicativos que fornecerão conteúdo, seja ao vivo ou sob demanda, tornando a experiência de navegação mais interativa.
Juscelino Filho também mencionou que essa interatividade abrirá novas possibilidades de negócios, através da oferta e consumo de publicidade, marketplace (plataforma de compra e venda) e ambiente de compras.
Segundo o ministro, a tecnologia que será utilizada deverá ser determinada até o final de 2024. Com isso, a indústria terá que se envolver na fabricação de equipamentos e conversores para efetivar a integração dos sinais abertos com a internet. A transição será feita de forma gradual, começando pelas grandes capitais, onde o sinal será disponibilizado primeiro.
Parceria
O Ministro das Comunicações ressaltou a colaboração entre os Correios e a Caixa para disponibilizar serviços como pedido de seguro-desemprego, assuntos ligados ao Bolsa Família, Programa de Integração Social (PIS), FGTS e pagamento do INSS.
Ele afirmou que essa colaboração vai simplificar o acesso para as pessoas que precisam viajar longas distâncias para obter atendimento. “Estamos, por meio da parceria, aproveitando toda a abrangência que os Correios têm para ser um canal para que esses programas, essas iniciativas sociais do governo, estejam mais acessíveis à população”, destacou.
O projeto começou com um teste piloto, implementado em dezembro de 2023, na cidade de Peixe-Boi, no Pará. Atualmente, o Ministério das Comunicações está adaptando os sistemas para que a colaboração possa alcançar todas as cidades do Brasil. De acordo com o ministro, uma nova fase será anunciada oficialmente quando os serviços estiverem totalmente operacionais e disponíveis em todo o país.