Israelense havia sido convocado para entregar cartas credenciais a Gabriel Boric; governo chileno disse que apresentação foi adiada
Fontes diplomáticas de alto escalão e da comunidade israelense no Chile revelaram ao jornal Ex-Ante que o presidente do país, Gabriel Boric, se recusou na manhã desta quinta-feira (15) a receber o embaixador de Israel, Gil Artzyeli, em La Moneda.
Artzyeli havia sido convocado para entregar cartas credenciais ao presidente. Segundo informações, a explicação estaria relacionada a ações do Exército israelense em Gaza.
O governo disse ao jornal chileno que a apresentação das cartas diplomáticas foi adiada para outubro e negou que fosse uma afronta a Israel.
“Não é que tenha sido suspenso, mas que foi solicitado adiar, uma vez que ocorreu um incidente com crianças em Gaza”, destacaram as autoridades.
O Ministério das Relações Exteriores, em resposta a um questionamento do Ex-Ante, afirmou que “a apresentação das cartas credenciais de Israel foi remarcada para a segunda semana de outubro porque hoje é um dia muito sensível devido à morte de um menor na Faixa de Gaza”.
A ministra das Relações Exteriores, Antonia Urrejola, convocou o embaixador israelense, que chegou ao Chile em julho passado, para uma reunião às 16h.
“Há um grande alvoroço agora no governo e no Ministério das Relações Exteriores para ver como eles resolvem esse problema”, disse um diplomata chileno.
Fontes da comunidade disseram que “não há precedente na história da comunidade israelense no Chile tão sério quanto este”. Não está descartado que o governo de Israel apresente um protesto diplomático.