De acordo com informações do Poder 360, um ataque com carro-bomba em um mercado na cidade de Azaz, no norte da Síria, resultou na morte de pelo menos 8 pessoas e deixou outras 23 feridas. O incidente ocorreu na madrugada de domingo (31.mar.2024), conforme relatado pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
Azaz, localizada perto da fronteira sírio-turca, é uma cidade predominantemente árabe, administrada por rebeldes sírios apoiados pela Turquia, que se opõem ao regime do presidente Bashar al-Assad. O OSDH alertou que o número de vítimas pode aumentar, e equipes de resgate foram mobilizadas para a área.
A explosão ocorreu enquanto os moradores locais faziam compras no mercado após o término do jejum diário do Ramadã, um período sagrado para os muçulmanos que começou em 10 de março e termina em 9 de abril deste ano.
Os Capacetes Brancos, um grupo de defesa civil voluntário que atua na Síria, confirmaram em uma publicação na rede social X (ex-Twitter) que duas crianças estão entre as vítimas fatais. Eles também relataram que a explosão causou danos significativos a lojas, residências civis e veículos. A autoria do ataque ainda é desconhecida.