• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sábado, 7 de junho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Geral

Vulcão com 450km de largura em Marte passou “despercebido” por mais de 50 anos

Por Terra Brasil Notícias
31/mar/2024
Em Geral
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução.

Há mais de 50 anos, cientistas de todo o mundo estudam a superfície de Marte em busca de algo que comprove a possibilidade de vida em nosso planeta vizinho. Recentemente, durante a 55ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária em The Woodlands, nos Estados Unidos, foi divulgada a informação de que pesquisadores encontraram um vulcão gigante em Marte, que há muito tempo era procurado.

Este vulcão, chamado de “Noctis”, possui 9.022 metros de altura e 450 km de largura. Ele está localizado em uma das áreas mais estudadas de Marte, mas permaneceu despercebido por anos, coberto por camadas de erosão concentradas. O acaso levou os pesquisadores envolvidos na descoberta a encontrarem o vulcão durante um estudo sobre as formações geológicas do planeta.

Leia Também

Crescem fraudes digitais e alerta é feito para novo tipo de golpe

Brasil se despede do ícone Fábio de Mello aos 61 anos!

Novas leis podem causar multas de trânsito que os motoristas nem imaginam!

“Escondido” desde 1971, quando as expedições começaram, o vulcão está ao lado de uma grande geleira localizada sob a superfície a leste do planeta vermelho. Sourabh Shubham, estudante de pós-graduação do Departamento de Geologia da Universidade de Maryland, explicou que esta área de Marte é conhecida por ter uma grande variedade de minerais hidratados que abrangem um longo período da história marciana. “Há muito que se suspeitava de um cenário vulcânico para esses minerais. Portanto, pode não ser muito surpreendente encontrar um vulcão aqui”, complementa o coautor do estudo.

Uma descoberta dessa magnitude pode mudar completamente o curso das pesquisas em Marte, tornando o local um novo foco na busca por vida e um destino potencial para futuras expedições. Pascal Lee, coautor do estudo e cientista planetário do Instituto Set e do Instituto Marte, explica que, como o gelo provavelmente ainda está preservado perto da superfície em uma região equatorial relativamente quente em Marte, o local é muito atrativo para exploração robótica e humana.

Embora as pesquisas apontem para uma longa história de atividade vulcânica, ainda não confirmam um possível retorno à atividade. Além disso, os cientistas acreditam que uma grande camada de gelo pode estar coberta pelas cinzas vulcânicas de “Noctis”.

Com informações da IGN Brasil.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Eduardo Paes diz que nomeação de Chiquinho Brazão como secretário “foi um erro”

PRÓXIMO

Partidos fazem últimas jogadas para manter relevância no cenário eleitoral de 2026

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se