O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma ampliação no atendimento aos cidadãos que necessitam solicitar o benefício por incapacidade temporária. Segundo informações do Jornal Nacional, o serviço online chamado Atestmed permite que os segurados obtenham o benefício sem a necessidade de passar pela perícia médica presencial, anteriormente conhecida como auxílio-doença.
Desde julho de 2023, os segurados podem acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e anexar o atestado médico ou odontológico. O período máximo de afastamento é de 180 dias. Maria Giovania Muniz dos Santos, vendedora, utilizou o serviço após sofrer um acidente com um braço quebrado e dois tendões rompidos. Ela relata que inicialmente enfrentou dificuldades com o aplicativo, mas ao ligar para o número 135, foi informada de que poderia agendar a perícia por meio desse canal.
Para facilitar o acesso e atender aqueles que enfrentam dificuldades com o aplicativo ou a internet, o INSS está expandindo o atendimento. Agora, os segurados que precisarem solicitar o auxílio poderão entregar a documentação pessoalmente em uma das 1,6 mil agências da Previdência, sem a necessidade de agendamento prévio. Os servidores irão digitalizar o atestado médico, e o processo de regularização deve ocorrer em até cinco dias.
Com a implementação do Atestmed, que dispensa a perícia presencial, o INSS conseguiu reduzir o prazo médio para a concessão do auxílio-doença de 81 dias para 31 dias. No entanto, em algumas regiões, onde ainda é necessário passar pela perícia presencial, o tempo de espera continua longo: 94 dias no Nordeste e 84 dias no Norte e no Centro-Oeste.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destaca que a ampliação do Atestmed permitirá que os médicos peritos se concentrem em outras análises, agilizando o atendimento aos brasileiros.