• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
quinta-feira, 6 de agosto de 2026
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Lula vai atuar como controlador da Petrobras, diz Haddad

Por Terra Brasil Notícias
28/mar/2024
Em Governo, Política
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, 27, que o presidente Lula (PT) atuará como controlador da política de preços e de investimentos da Petrobras.

“O presidente já falou um milhão de vezes que, tanto em relação à política de preços da Petrobras quanto em relação à política de investimentos da Petrobras, sendo uma empresa estratégica, ele vai atuar como o controlador para que a Petrobras, por exemplo, invista mais em transformação ecológica. É um direito do controlador fomentar a Petrobras nessa direção. O petróleo, se não vai terminar, vai ser cada vez menos usado”, disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.

Leia Também

Lula conversa por uma hora com Putin após tensão comercial com os Estados Unidos

Valdemar revela segredo guardado por seis meses sobre vice de Flávio Bolsonaro

Urgente: Governo do PT no RN admite que salários dos aposentados vão atrasar em agosto, afirma sindicato; VEJA VÍDEO

O chefe da equipe econômica do governo, no entanto, nega que o direcionamento de investimentos seja uma intervenção na estatal.

“Não me parece que isso seja uma intervenção”, afirmou.

Petrobras passa o pano para a intervenção de Lula

Haddad não é o único a defender a intervenção de Lula na Petrobras. Em 13 de março, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, admitiu a intervenção do presidente da República na petroleira, mas disse que prefere chamar por outro nome: orientação.

“O mercado ficou nervoso esperando dividendos sobre cuja decisão foi meramente de adiamento e reserva. Falar em ‘intervenção na Petrobrás’ (sic) é querer criar dissidências, especulação e desinformação”, comentou em seu perfil no X o presidente da empresa, que insiste em acentuar Petrobras — o acento foi retirado oficialmente em 1995.

“É preciso de uma vez por todas compreender que a Petrobrás (sic) é uma corporação de capital misto controlada pelo Estado Brasileiro, e que este controle é exercido legitimamente pela maioria do seu Conselho de Administração. Isso não pode ser apontado como intervenção!”, argumentou.

Prates seguiu, admitindo enfim a “orientação” de Lula: “É o exercício soberano dos representantes do controle da empresa. É legítimo que o CA se posicione orientado pelo Presidente da República e pelos seus auxiliares diretos que são os ministros. Foi exatamente isso o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”.

A intervenção de Lula na Petrobras afetou consideravelmente o valor de mercado da empresa neste ano. O balanço financeiro da petroleira referente ao quarto trimestre de 2023 ficou 14% abaixo da previsão dos analistas.

O Antagonista

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Bolsonaro solicita liberação de seu passaporte para viajar a Israel

PRÓXIMO

Paciente invade rede wifi e coloca vídeo pornô em monitor de hospital

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se