O ecoativista e influenciador Caulin, residente na Flórida (EUA), tem como rotina a coleta de quilos de resíduos nas praias próximas à sua residência. Recentemente, durante uma de suas incursões, deparou-se com uma descoberta peculiar.
Caulin, que adotou a nobre missão de remover os detritos deixados por frequentadores das praias, compartilha suas atividades por meio de vídeos em seu perfil no TikTok (@trashcaulin). Em suas postagens, ele exibe uma variedade de objetos encontrados, incluindo uma caixa que emergiu das ondas em uma ocasião recente.
Ao se aproximar para recolher a caixa, o ativista não fazia ideia do conteúdo que ela abrigava. Para sua surpresa, ao abri-la, deparou-se com caranguejos presos em seu interior.
@trashcaulin This crab trap wasn't efficiently anchored so I set these crabs free 🦀 #crab #crabs #sealife #seaanimals #ocean #beach #animalrescue ♬ Suspenseful and tense orchestra(1318015) – SoLaTiDo
O ecoativista e influenciador Caulin recolhe lixos em praias na Flórida. (Foto: TikTok / @trashcaulin)
Um simples ato, que já fazia parte da sua rotina de limpeza, acabou por salvar a vida de sete animais que provavelmente morreriam lá dentro sem alimento.
Com muita calma e cuidado, o ativista libertou um a um da caixa, devolvendo-os à sua liberdade marinha.
“Quando percebi que os caranguejos presos ainda estavam vivos, senti alívio ao saber que poderia libertá-los. Meu foco então mudou para libertar cada caranguejo com segurança”, disse Caulin ao The Dodo.
Todos os anos, inúmeros animais marinhos perdem a vida devido à poluição, como a ingestão de plásticos levados para o mar ou o enredamento em instrumentos de pesca descartados indevidamente.
De acordo com o NOAA, os efeitos da poluição marinha vão além das questões ambientais, resultando em uma ampla gama de impactos, incluindo econômicos, de saúde mental e física, culturais, sociais e governamentais.
Caulin se deparou com sete caranguejos presos em uma caixa. (Foto: TikTok / @trashcaulin)
A contaminação dos oceanos pode ter impactos significativos em comunidades inteiras, alterando dinâmicas sociais, afetando a economia local e colocando em risco recursos naturais e culturais.
Essa poluição representa uma ameaça séria, resultando na degradação do ambiente, interrupção de atividades econômicas, perda de identidade cultural, violações, danos e destruição de locais históricos, além de mudanças nos valores sociais.
O vídeo, compartilhado em janeiro deste ano, rapidamente ganhou popularidade nas redes sociais, acumulando mais de 1,2 milhões de visualizações, 90 mil curtidas e milhares de comentários até o momento.
“O caranguejo queria te dar um abraço por salvá-lo!”
“Obrigado por salvar os caranguejos”
Até mesmo Caulin brincou com a situação em um dos comentários:
“Eu sei que os caranguejos fariam o mesmo por mim se eu alguma vez fosse parar em uma armadilha“.
“Quando criança, as pessoas me diziam o quanto amam essas praias e como adoram trazer suas famílias para cá, mas então eu via essas mesmas pessoas deixarem lixo por toda parte e voltarem para casa”, disse Caulin, que continuou: “Queria sensibilizar para a saúde das nossas praias e com isso começou a minha missão de limpeza!”.
Ao fazer a limpeza das praias, Caulin não contribui apenas com um ambiente mais limpo, mas também em salvar direta e indiretamente a vida de tantos animais.
“Espero que todos ainda estejam seguros e livres. Saber que dei uma segunda chance àqueles caranguejos parece certo”, completou Caulin.
Com informações de Amo Meu Pet