As manifestações aconteceram pelo menos quatro vezes durante a cerimônia de abertura dos Jogos: a primeira quando sua imagem apareceu nos telões do estádio, antes mesmo do início da cerimônia. A segunda quando seu nome foi anunciado pela apresentadora; a terceira, ao ser citado por Nuzman, já no final da solenidade, e a quarta ao ter seu nome pronunciado pelo presidente da Odepa.
– Tenho a honra de anunciar o excelentíssimo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para declarar abertos os Jogos Pan-Americanos — disse o presidente da Odepa seguido de vaias.
Neste momento, a televisão mostrou o ex-presidente, de pé, com o microfone à sua frente, pronto para fazer o pronunciamento ao som de vaias. Logo a imagem voltou para o centro do palco, onde o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, anunciou abertos os Jogos.
Na sequência, os Dragões da Independência fizeram o hasteamento das bandeiras do Comitê Olímpico Internacional (COI) e dos Jogos e a atleta Natália Falavigna, do taekwondo, fez o juramento em nome dos 5.648 atletas participantes dos Jogos Rio 2007.
Na saída do evento, Lula até se recusou à falar com a imprensa após a abertura do evento do Pan-Americano há 15 anos.