O Parlamento de Israel (Knesset) votou nesta quinta-feira (30/06) uma resolução para dissolver a atual composição da casa e convocar novas eleições pela quinta vez em menos de quatro anos. As novas eleições israelenses serão realizadas no dia 1º de novembro próximo.
A resolução de dissolução do Knesset, aprovada com 92 votos a favor e nenhum voto contra, encerra o mandato de um ano do premier Naftali Bennett, que liderou uma coalizão heterogênea de oito partidos, incluindo um partido árabe, a primeira dessa natureza na história do Estado de Israel.
Yair Lapid, ministro das Relações Exteriores de Israel e arquiteto da atual fracassada coalizão de governo, passará a ser o primeiro-ministro interino do país a partir desta sexta-feira, tornando-se assim o 14o premier do país, e o que terá o mandato mais curto.
A dissolução do parlamento israelense já havia sido anunciada em 20 de junho pelo primeiro-ministro do país, Naftali Bennett, e pelo ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, conforme mostramos na reportagem Premier do Estado de Israel Anuncia Renúncia: País Realizará Sua Quinta Eleição em Quatro Anos do Crítica Nacional publicada há poucas semanas.
As pesquisas de opinião de Israel sugerem outra batalha eleitoral acirrada entre os partidos que apoiam e se opõem ao ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que assegurou que sua aliança de partidos de direita, ultranacionalistas e judeus ortodoxos vencerá a próxima votação.
Créditos: Crítica Nacional.