Foto: Reprodução.
Assim como o cinto de segurança tem mais utilidades do que se conhece, as maçanetas das portas de um veículo servem para auxiliar o motorista em diversos aspectos.
A informação começou a circular pelas redes sociais, depois do usuário do Instagram @enesporfavor traduzir e divulgar um vídeo proveniente da Ásia. Lá, um especialista conta alguns truques úteis para quem dirige.
“Quando for estacionar, preste muita atenção na alça do retrovisor esquerdo. Quando você alinha com a beira da via, significa que você está estacionado a 30 centímetros dela”, explica.
Esta primeira dica serve para o motorista ter uma ideia das dimensões e distâncias e evitar solavancos que mais tarde podem ser dor de cabeça e motivo para despesas inesperadas.
Outro truque útil envolvendo as maçanetas das portas é poder alinhar os espelhos retrovisores e ter o mais amplo campo de visão.
“Ajuste o espelho esquerdo colocando a alça no canto inferior direito. Faça o mesmo com o espelho direito, deixando a alça no canto esquerdo inferior. Dessa forma, você terá um melhor campo de visão nos retrovisores”, resume o vídeo.
Mas tal como serve para ter um melhor conhecimento das dimensões e dos espaços, serve também para ajudar na hora de estacionar. Muitos motoristas, especialmente os que viajam pela primeira vez, costumam ter medo de parar na rua ou em espaços mais apertados. Para eles, existe uma dica infalível e comprovada.
“Se você estacionar em marcha à ré e em paralelo, olhe atentamente para a maçaneta no espelho retrovisor. Se coincidir com a beira da via, agora você pode virar completamente as rodas e estacionar sem arranhões”, comenta o usuário do Instagram.
Se este conselho for replicado em qualquer espaço onde o carro entre, será possível estacionar numa única manobra sem problemas.
“Se houver um carro estacionado próximo a você, certifique-se de que a maçaneta do outro carro esteja alinhada com a porta do seu. Isso significa que, ao abrir a porta, você não vai bater no veículo que está ao seu lado”, encerra o vídeo, acrescentando uma dica para evitar possíveis problemas com outros motoristas.
Créditos: O Globo.