REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Acostumado a ter posições mais contidas, José Roberto Burnier desceu do muro e se exaltou durante o SP2 desta quinta-feira (21). O âncora do telejornal ficou revoltado ao ver cenas da capital paulista no escuro e fez um discurso contra a empresa Enel, que realiza a distribuição da energia elétrica na Grande São Paulo.
Depois de uma reportagem sobre os problemas acarretados pela falta de energia na região central da cidade –um problema que se arrasta desde segunda-feira (18)–, Burnier apareceu no estúdio da Globo com uma expressão séria.
“Vamos voltar com imagens do Globocop. Olha só, ao vivo, o Edifício Itália [famoso prédio na avenida Ipiranga, um dos maiores da cidade]. Mas você não tá vendo quase nada aí, né? Tá tudo escuro! Ele está às escuras. Toda essa região aí! Consolação, República, Bela Vista, Santa Cecília…”, listou o âncora.
“Os moradores e os comerciantes continuam nos relatando falta de energia constante. Volta, depois apaga de novo, volta, depois apaga de novo. O Copan também totalmente apagado neste momento, você está vendo aí…”, narrou ele, enquanto o helicóptero da reportagem sobrevoava outro edifício famoso.
O jornalista respirou fundo e não segurou a língua ao seguir com sua fala. “É uma situação inaceitável, nós estamos falando da cidade mais rica do país! E estamos entregues a um serviço que não dá a resposta que a sociedade paga por ele. Os comerciantes e moradores pagam pelo serviço de fornecimento de energia, e olha aí o que estão tendo desde segunda-feira”, desabafou Burnier.
Depois, o SP2 mostrou uma entrada ao vivo do repórter Giba Bergamin Junior na esquina mais famosa de São Paulo, que une as avenidas Ipiranga e São João –também no escuro e iluminada apenas pelos faróis de carros que ali trafegavam. “Profundamente lamentável tudo isso”, soltou o apresentador.
“Olha, faz tempo que… Eu não me lembro de ter visto uma situação tão grave assim, no centro da cidade, em relação à corte e fornecimento de energia. Vamos voltar com imagens ao vivo do Globocop, que está sobrevoando a região”, retomou Burnier.
“Era para você ver o Copan, um edifício histórico da cidade. Era pra você ver o Edifício Itália, também um edifício histórico de São Paulo. Mas não dá pra ver nada! Não dá pra ver nada porque simplesmente não tem energia. Esse miolo todo que você está vendo, estamos falando do centro da cidade mais rica do Brasil. É inacreditável isso!”, reclamou mais uma vez.
reprodução/tv globo
Globocop mostrou centro de São Paulo no escuro
Notícias da TV