Foto: Reprodução/YouTube
O veneno da aranha-armadeira (Phoneutria sp), conhecida também como “aranha-da-bananeira”, é perigoso e pode matar, mas tem outra função curiosa: a toxina da considerada como a “aranha mais venenosa do mundo”, pelo Guinness Book of Records, pode causar ereções que duram até 2 horas em adultos e até mais tempo em crianças.
A picada da aranha-armadeira pode provocar, nos homens, o priapismo. Trata-se de uma ereção involuntária e dolorosa que, se não for tratada, pode levar à necrose do pênis em alguns casos.
O veneno da armadeira está sendo estudado para ajudar na disfunção erétil, uma vez que ereções resultantes da picada duram horas. O veneno da aranha aumenta o óxido nítrico, produto químico que aumenta o fluxo sanguíneo.
As aranhas-armadeiras habitam principalmente as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Durante o dia, preferem se esconder em bromélias, sob folhas e troncos caídos, e também em palmeiras.
No entanto, com a expansão urbana e o desmatamento, elas podem ser encontradas em diversos outros locais, como: madeiras empilhadas; tijolios e telhas; sapatos, roupas e móveis.
À noite, as aranhas-armadeiras saem em busca de insetos, utilizando emboscadas para capturar suas presas.
As aranhas-armadeiras podem chegar a 20 cm de comprimento, incluindo as pernas. Apesar de seu veneno ser potente, a picada da aranha-armadeira raramente é fatal. No entanto, pode causar dor intensa, inchaço, náuseas e outros sintomas.
Gazeta Brasil