Monica Benicio, viúva da falecida ex-vereadora Marielle Franco, utilizou sua conta na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter) nesta terça-feira (19/3) para se manifestar em resposta às declarações do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Benicio expressou sua indignação, descrevendo as palavras do ministro como “desrespeitosas para nós, familiares e amigos que perdemos entes queridos e continuamos a viver sem justiça” e observou que tais declarações “em nada contribuem para a nossa esperança”. Além disso, ela demandou respostas concretas sobre o caso.
Vereadora pelo Rio de Janeiro, Benicio afirmou que a homologação da delação premiada de Ronnie Lessa, ex-policial militar acusado de ser o executor, é um avanço importante na conclusão do caso, que já se arrasta há 6 anos, mas que o pronunciamento ao afirmar que “brevemente pensamos que teremos resultados concretos” enquadra-se na série de “promessas vazias sobre especulações de prazos que não se sustentam, só servem pra aumentar a nossa dor e a nossa ansiedade”, criticou.
A viúva destacou que o assassinato de Marielle “é uma mácula na democracia brasileira e nos levou a questionar que tipo de democracia é essa na qual um grupo é autorizado a usar a violência e a morte como forma de fazer política” e que mesmo assim a impunidade tem prevalecido.
Lewandowski enfatizou, nesta terça, que “esta colaboração premiada (de Ronnie Lessa), que é meio de testemunho de provas, traz elementos importantíssimos que nos levam a crer que, brevemente, nós teremos a solução do assassinato da vereadora Marielle Franco”.
Como resposta, a atual vereadora do Rio de Janeiro, disse que o pronunciamento do ministro “apenas aumenta as especulações e uma disputa de protagonismo político que não honram as duas pessoas assassinadas” e finalizou, expondo sua esperança na resolução mais breve do caso.
“Espero que a próxima coletiva convocada seja para fazer um pronunciamento de ordem concreta e realmente comprometida com a justiça”, complementou a viúva.
Com informações de Metrópoles